TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA

TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA A Medicina Natural é a ciência da investigação e da aplicação das leis naturais no dia-a-dia de cada um de nós. Por meio dela podemos atingir excelentes condições de saúde,prevenindo sofrimentos e aprendendo a vivenciar a essência fundamental do Universo.Neste trabalho ; pretendo realizar uma abordagem de aproximação das terapias ocidentais, com práticas milenares orientais. Reniti Wandscheer Prof.Terapêutica....Reg Secretaría de Ensino Supletivo ,sob nº 8942 portaría E/024 SC .

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Abacate


O abacate é um alimento digno de mérito, pois sacia a fome, nutre todo o organismo e cura diversas enfermidades. É uma fruta que proporciona nutrição ao corpo e saúde a todos os seus órgãos. Combate os males produzidos pelo comer carne, perturbações digestivas, prisão de ventre, flatulências, abscessos estomacais, reumatismo, gota, afecções dos rins, do fígado, da pele, etc. É também um bom cosmético: conserva a beleza da pele e do cabelo.
Do abacate obtém-se um azeite muito bom para combater o reumatismo e a gota. Friccionam-se as partes afetadas e doloridas.
O mesmo azeite se emprega contra a formação de caspas e a queda de cabelo. Fazem-se fricções no couro cabeludo. Estas aplicações fazem crescer o cabelo.
As folhas e os brotos do abacateiro são usados, empiricamente, em chás, como diuréticos (para provocar a urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou restabelecer a menstruação).
Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as ânsias, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.
Para acalmar as nevralgias e dores de cabeça, aplicam-se com¬pressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarreia, disenteria, dispepsia atônica, doen¬ças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse, etc.
As flores são emenagogas.
A casca esmiuçada é boa para combater vermes intestinais.
O caroço tostado e moído bem fino combate a diarreia e a disenteria. Tomam-se duas colherinhas do pó dissolvido em uma xícara com água morna.
Com cataplasmas de caroço tostado e moído curam-se as in¬flamações dos dedos.
O chá do cozimento dos caroços é usado para combater os ecze¬mas do couro cabeludo.
Valor alimentício
O abacate é uma das frutas mais nutritivas que existem, justamente porque quase 30% do seu conteúdo é massa consistente.
O abacate tem quatro vezes mais valor nutritivo que os outros frutos, exceto a banana. Encerra, como já mostramos, fósforo, cálcio e ferro em proporção apreciável. Nele se encontram quase todas as vitaminas, inclusive a vitamina C, uma das mais importantes.
Por conter pouco açúcar e quase nenhum amido, o abacate é muito recomendável aos diabéticos.
Seu abundante conteúdo em substâncias gordurosas, ao con¬trário do que sucede com as gorduras animais, não prejudica.
A manteiga do abacate, preparada com sal, um pouco de alho e cheiro verde, passada sobre o pão, é muito saudável.
O abacate passado no liquidificador, com açúcar e suco de li¬mão, é um creme saboroso e rico em vitamina C; batido com leite frio ou morno, constitui uma saborosa bebida; cortado em peda¬ços, nas saladas de frutas, torna uma refeição saborosa, nutritiva e saudável.
O abacate é uma fruta que deve figurar, com frequência, nas nossas refeições.
O abacate pode ser dado às crianças depois de um ano de idade.
Nos Estados Unidos, o abacate, de fruta exótica que dificilmen¬te aparecia nos mercados, custando preços exorbitantes, tornou-se hoje barato e fácil de encontrar em qualquer época, pois os da Ca¬lifórnia amadurecem no inverno e na primavera, e os da Flórida no verão e no outono.
De todas as variedades, os de casca verde são os mais nutri¬tivos. Nem sempre os de maior tamanho contêm polpa saborosa, e às vezes se apresentam insípidos e um pouco fibrosos.
Nunca se deve premer o fruto com os dedos para comprovar--Ihe o grau de maturação, porque a mais ligeira pressão pode ori¬ginar o apodrecimento.
O abacate deve ser colhido à mão ou recorrendo a aparelhos próprios, com muito cuidado e um por um, procurando não sacudir os ramos para não magoar os pedúnculos.
Alimentação dos animais
Em caso de superabundância na produção de abacates, podem ser dados aos animais.
Nas Antilhas as cascas d03 frutos, cozidas, são dadas ao gado.
Os frutos e as respectivas cascas tornam-se mais apetitosos e nutritivos quando se lhes junta rrn pouco de farelo e água, forman¬do uma mistura pastosa.
Havendo, pois, superprodução ou sendo escassa a procura, podem-se aproveitar os abacates na alimentação dos animais em vez de deixá-los apodrecer no pomar.
Pode-se igualmente fabricar uma farinha desse fruto.

Um comentário:

ROSELI disse...

ADOREI A MATÉRIA SOBRE ABACATE,ONDE POSSO ENCONTRAR O OLEO DE ABACATE?