TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA

TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA A Medicina Natural é a ciência da investigação e da aplicação das leis naturais no dia-a-dia de cada um de nós. Por meio dela podemos atingir excelentes condições de saúde,prevenindo sofrimentos e aprendendo a vivenciar a essência fundamental do Universo.Neste trabalho ; pretendo realizar uma abordagem de aproximação das terapias ocidentais, com práticas milenares orientais. Reniti Wandscheer Prof.Terapêutica....Reg Secretaría de Ensino Supletivo ,sob nº 8942 portaría E/024 SC .

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Maçã


As curas de maçã acabam com a gota e o reumatismo. Leclerc afirma que uma dieta de 100 gramas de maçã, como parte da pri­meira refeição, produz apreciáveis efeitos antiartríticos.

A maçã é digestiva. Em todos os lugares se diz que "maçã é bom para o estômago". Madura, cura a hipercloridria. É um alimento de mérito nas dispepsias infantis.

A maçã, crua ou assada, é peitoral. Na tuberculose, na bron­quite e na asma, dá resultados especiais, graças ao seu conteúdo em ferro. O caldo de maçã cura os catarros pulmonares. De modo geral, maca é bom para as afecções das vias respiratórias.

As afecções da garganta em geral se combatem com uma die­ta de maçã acompanhada de gargarejes de suco de maçã. Quentes, curam a rouquidão.

O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cál­culos do fígado e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos da gravidez.

O puré de maçã combate as palpitações do coração.

Para curar as inflamações dos olhos, lavam-se duas vezes por dia com uma mecha de algodão mergulhada ern suco de maçã ácida.

"Em alguns distritos do País", (Grã Bretanha), ensina o Dr. Eric F. W. Powell, "usam-se maçãs bem maduras, em forma de cataplas­ma, para a inflamação dos olhos. A polpa, aplicada diretamente aos olhos (naturalmente fechados) com auxílio de uma atadura, perma­nece durante uma ou duas horas.

"A maçã cozida em forma de geléia é bom unguento para as dores reumáticas. Friccionam-se as partes afetadas, livremente, a qual­quer momento.

"Tenho em meu poder", escreve ainda o Dr. Powell, "o relatório de um menino cujo pé foi esmagado num acidente. Aplicaram maçã ralada ao membro muito machucado e a cura foi completa".

"A maçã...", diz o Dr. Deodato de Morais, "é um excelente alimento do cérebro porque contém muito ácido fosfórico numa forma facilmente digerível; excita a ação do fígado, provoca o sono tran­quilo, desinfeta a boca, ajuda as secreções renais, impede a formação dos cálculos, evita as indigestões e é um dos melhores preventivos contra as afecções da garganta".

Daremos agora a palavra ao Dr. Demétrio Laguna Alfrança:

"Na guerra de 1914 observou-se que alguns soldados padeciam de colite e disenteria. Orientados pelo instinto, comiam frutas e me­lhoravam. Estes fatos, submetidos a rigoroso controle médico, em observações reiteradas, convenceram a classe médica acerca das propriedades adstringentes contidas em diversas frutas, entre as quais se incluía a maçã. Aqui vemos como o instinto, a menos que esteja adulterado, ainda que à primeira vista possa parecer arbitrário e paradoxal (comer frutas em caso de diarreia!), é mais razoável que os cálculos dos médicos. O como e o porquê da cura, veio depois, como acontece sempre. Surgem os fatos primeiramente, e vêm depois as interpretações patogênicas e causais... A eficácia da maçã nas diarreias deve-se a vários fatores. As vitaminas, o ácido málico, os fermentos, o tanino e a pectina que esta fruta con­tém, cooperam para isso".

O Dr. Leo Manfred ensina:

"A maçã, comida com casca, é muito boa para combater a pobre­za de sangue. É excelente na anemia cerebral".

O Dr. A. M. Liebstein diz:

"A maçã é uma excelente fruta alcalina e terapeuticamente eficaz em todas as condições de acidose, gota, reumatismo, icterícia e em todos os transtornos do fígado e da vesícula, bem como nas enfermi­dades dos nervos e da pele, causadas por um fígado preguiçoso, pela hiperacidez e por estados de autointoxicação".

O Dr. Teófilo Luna Ochoa recomenda a maçã "contra o esgo­tamento nervoso e cerebral" e contra muitos outros casos. Eis al­gumas das suas indicações:

"Em forma de cataplasmas, (a maçã) é eficaz contra as tosses fortes.

"Uma dieta composta principalmente de maçã verificou-se ser excelente para curar o alcoolismo e o tabagismo...

"A maçã assada ... é excelente para fortalecer o cérebro, bem como para combater a pneumonia, a bronquite, as tosses rebeldes, etc., casos em que se come todas as manhãs, em jejum. Contra a rouquidão e os resfriados, recheia-se a maçã com mel de abelhas.

"O xarope de maçã é magnífico para tratar a demência, a de­bilidade cardíaca, a hipocondria, para fortalecer o estômago e para fazer baixar a febre...

"Finalmente, para combater as hemorróidas, não há nada melhor que comer maçã...

"A cura de maçã ... produz magníficos resultados nas seguin­tes enfermidades: obesidade, reumatismo, gota, artrite, arterios­clerose, diabete, sífilis, cálculos, albuminúria, dermatoses crónicas, enfermidades do sistema nervoso, sudações profusas, etc. Aos en­fermos do estômago recomenda-se fazer uma cura mista, de maçã com coalhada ou leite cru".

Para realizar uma cura de maçã, procede-se da seguinte manei­ra: No primeiro dia come-se um quilo repartido em várias refeições. Nos dias seguintes aumenta-se sucessivamente a quantidade até dois quilos ou mais. Se a maçã não foi tratada quimicamente com conser-vantes, pode-se comê-la com casca, desde que seja ralada ou muito bem mastigada. A duração da cura pode ser de alguns dias ou mesmo de duas ou três semanas. A quantidade, a forma de prepa­ração, etc., é conforme a enfermidade a ser combatida. Se, durante o tratamento, houver alguma crise ou algum transtorno de certa importância, suspender-se-á a cura temporariamente.

"A cura de maçã", diz o Dr. Indiveri Colucci, "é capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a mortal diarreia infantil, ... até a anormalidade dos intestinos adultos mais rebeldes e dos estômagos mais enfermos. A maçã purifica o organismo, de-sinfeta e cura sem prejudicar; é o mais apropriado fruto para doentes dos órgãos digestivos, normalizador por excelência e eupéptico de valor incontestável...

3 comentários:

Unknown disse...

DEVE SER FEITO MAIS PUBLICIDADE DA CURA DA MAÇÃO DE UMA QUE NÃO CUSTO CARUO UM KG

liciana viana disse...

COMO A MAÇA TEM UM PODER CURATIVO .. EU ESTOU EMPRESSIONADA .. DEUS FOI MUITO SABIO GOANDO FEZ AS FRUTAS EU AMO ESSE DEUS...

Unknown disse...

Já gostava de comer maçã todos os dias de manhã, agora então estou convencido de que estou no caminho certo. obrigado pelas informações!