TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA

TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA A Medicina Natural é a ciência da investigação e da aplicação das leis naturais no dia-a-dia de cada um de nós. Por meio dela podemos atingir excelentes condições de saúde,prevenindo sofrimentos e aprendendo a vivenciar a essência fundamental do Universo.Neste trabalho ; pretendo realizar uma abordagem de aproximação das terapias ocidentais, com práticas milenares orientais. Reniti Wandscheer Prof.Terapêutica....Reg Secretaría de Ensino Supletivo ,sob nº 8942 portaría E/024 SC .

domingo, 5 de agosto de 2007

Amora


O fruto da amoreira é depurativo do sangue, antisséptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, purgante, refrescante, adstringente, etc,
É muito recomendável aos que têm o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc.
Para combater a prisão de ventre, come-se um prato de amoras, em jejum, de manhã, e toma-se suco de amora diluído em água morna.
O suco de amora, quente, adoçado com mel, toma-se com bons resultados em casos de afecções da garganta, amigdalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, afecção das gengivas, afecção da língua, aftas, etc.
O suco de amora preta dá um xarope magnífico para a diarreia
e a disenteria, e muito bom para combater a tosse. Tratando-se de
lactentes, pode-se com esse xarope adoçar-lhes a mamadeira, em
caso de tosse.
Esse mesmo xarope tem ação enérgica como desinflamante, empregando-se, com bons feitos, em gargarejes, contra as afecções da garganta.
Em casos de febre, usa-se o suco de amora, diluído em água, como refrescante.
As flores frescas são diuréticas e muito úteis nas afecções das vias urinárias. Prepara-se , por infusão, um chá adoçado com mel.
As folhas são boas para combater as febres palúdicas. Prepara-se, por infusão, um chá, o qual se tomam várias xícaras por dia.

"As folhas da amoreiia preta constituem um remédio popular. São empregadas contra a diabete pelos habitantes da Península Balcânica. Recentes investigaçòes ... tendem a provar que sua reputação como medicamento hipoglicemiante se justifica".
Exteriormente emprega-se o suco das folhas para lavar feridas.
O chá das folhas, em infusão, aplicado ao couro cabeludo em massagens, é bom para combater a queda de cabelo.
A casca do tronco, em infusão, dá um chá que se toma em caso de dores dos ossos em ligação com inflamações.
Esse mesmo chá dá bons resultados no tratamento da diabete, e seu efeito é maior se se lhe agrega suco de alho e cebola.
A casca da raiz é empregada para expulsar vermes intestinais, inclusive a solitária. Usa-se também para combater as afecções bronquiais, especialmente a tosse, as afecções hepáticas, a pleurisia, os tumores. É, outrossim, diurético e purgante. Prepara-se um chá por infusão.

Valor alimentício
O fruto da amoreira, árvore tão comum, mormente onde se pra¬tica a criação do bicho-da-seda, pode ser usado na confecção de deliciosos sucos engarrafados, doces, compotas, geléias, bolos re¬cheados, etc.

Nenhum comentário: