TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA

TRATAMENTOS DE CURA ATRAVÉS DA NATUREZA A Medicina Natural é a ciência da investigação e da aplicação das leis naturais no dia-a-dia de cada um de nós. Por meio dela podemos atingir excelentes condições de saúde,prevenindo sofrimentos e aprendendo a vivenciar a essência fundamental do Universo.Neste trabalho ; pretendo realizar uma abordagem de aproximação das terapias ocidentais, com práticas milenares orientais. Reniti Wandscheer Prof.Terapêutica....Reg Secretaría de Ensino Supletivo ,sob nº 8942 portaría E/024 SC .

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Pêra


PÊRA
(Pyrus communis)
A pêra é produto de uma árvore de porte alto, de tronco grosso, originária da Europa Central, onde se encontra em estado silvestre. A pereira se aclimatou nos Estados do Sul do País, mas não dá pêras tão belas e saborosas como as europeias.
Composição química
Cem gramas de pêra contêm:
Calorias 63,60
Água 83,00 g
Hidratos de carbono 15,10 g
Proteínas 0,60 g
Gorduras 0,50 g
sais 0,50 g
Vitamina A 35 U.I.
Vitamina B1 (Tiamina) 40,00 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) 20,00 mcg
Vitamina B5 (Niacina) 0, 15 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) 3,50 mg
Cem gramas de pêra contêm sais minerais,cujos elementos constituintes entram nas seguintes proporções:
Potássio 132,00 mg
Sódio 16,00 mg
Cálcio 14,00 mg
Fósforo 13,00 mg
Enxofre 10,00 mg
Magnésio 5,00 mg
Silício 1,50 mg
Ferro 1,mg

Uso medicinal

A pêra tem importância, em primeiro lugar, por ser muito indica­da na hipertensão arterial.
O Dr. Alabor von Halasz fez experiências submetendo pacientes hipertensos a uma cura de pêra. Em geral, bastavam dez ou quinze dias para aparecer o esperado efeito. A pressão arterial baixava consideravelmente.
"A pêra", diz o Dr. Demétrio Laguna Alfranca, "desempenha um papel importante na dieta do hipertenso. Purifica o organismo e exer­ce uma ação diurética evidente.
"Em Alexandria há um famoso médico que trata os enfermos hi­pertensos fundamentalmente com um regime rico em pêras. Ali­menta-os diariamente, durante certo tempo, com um quilo e meio de pêras ... e alguma outra fruta suculenta, de vez que observam o repouso e a calma. Alcança ótimos resultados".
A pêra é também recomendada por suas propriedades diuréticas, mundificantes dos rins, e depurativas do sangue.
É igualmente útil contra a prisão de ventre, a inapetência, as enfermidades digestivas, as febres intestinais.
Henri Leclerc afirma que as folhas da árvore exercem efeito benéfico na inflamação da bexiga e na litíase urinária. São diuré­ticas e úteis também contra a pielonefrite. Usam-se em infusão (10:1000).
Valor alimentício
Por seu elevado teor de açúcares, sais minerais e vitaminas, a pêra é um bom alimento. Deve, sempre que possível, ser consu­mida ao natural, mas também se presta para o preparo de doces e manjares.

Nenhum comentário: